segunda-feira, 25 de julho de 2011

COMBUSTÍVEIS PARA MOTORES A JATO (REAÇÃO)

As aeronaves com turbinas a gás, são projetadas para operar com um combustível destilado, comumente chamado de combustível de jato(querosene de aviação).
Os combustíveis de jato também são compostos de hidrocarbonos, com um pouco mais de carbono; e, normalmente, contendo mais enxofre do que a gasolina. Inibidores também poderão ser adicionados, para reduzir a corrosão e oxidação. Aditivos anti-gelo também estão sendo misturados, para evitar o
congelamento do combustível.
Dois tipos de combustíveis de jato estão em uso comum atualmente, sendo:

(1)Querosene de grau de combustível para turbina, agora designada como “Jet-A”; e

(2) uma mistura de gasolina e frações de querosene, designado “Jet-B”. Existe um terceiro tipo, chamado de “Jet-A-1”, o qual é produzido para operação em temperaturas extremamente baixas.

Existe uma diferença física muito pequena entre o combustível Jet-A (JP-5) e o querosene comercial.
O Jet-A foi desenvolvido como um querosene pesado, tendo um ponto de fulgor mais alto e um ponto de congelamento mais baixo, do que a maioria dos querosenes. Ele tem uma pressão de vapor muito baixa, de forma que existe pouca perda de combustível por vaporização ou ebulição em grande altitude. Ele contém maior energia térmica por galão do que o “Jet-B (JP-4).
O “Jet-B” é similar ao “Jet-A”. É uma mistura da fração de gasolina e querosene. A maioria dos motores de turbinas comerciais operam tanto com o Jet-A1 como com o JET-B. Entretanto, a diferença na gravidade específica dos combústiveis poderá requerer ajustes de controle de combústivel.
Portanto os combústiveis não poderão ser sempre considerados intercambiáveis. Os combústiveis Jet-A e Jet-B são misturas de destilados pesados, e tendem a absorver água.
Devido a isso, faz parte da rotina diária da manutenção, a drenagem de ao menos 1Litro de produto de cada um dos tanques, afim de avaliar se há existência de água no combústivel.

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