Fluidos Hidráulicos
Os líquidos dos sistemas hidráulicos são
usados, primeiramente, para transmitir e distribuir potência a várias unidades
a serem acionadas. Os líquidos são capazes de fazer isso por serem praticamente
incompressíveis.
A Lei de Pascal
afirma que a pressão aplicada em qualquer parte de um líquido confinado é
transmitida sem perda de intensidade para todas as outras partes deste fluido.
Assim, se um número
de passagens existe em um sistema, a pressão pode ser distribuída por todas
elas através do líquido.
Geralmente, o fabricante de dispositivos
hidráulicos especifica o tipo de líquido mais apropriado para os seus
equipamentos de acordo com as condições de funcionamento, o serviço requerido,
as temperaturas esperadas no interior e no exterior dos sistemas, as pressões
que o líquido deve suportar, as possibilidades de corrosão e outras condições
que devem ser consideradas.
A pressão exercida em
um ponto de uma massa liquida em equilíbrio é transmitido,
integralmente, a
todos os outros pontos dessa massa.
Sendo F1 o módulo da força
aplicada ao êmbolo do cilindro de menor diâmetro, de seção reta de área A1, e F2, o módulo da força
do fluido sobre o êmbolo de maior
diâmetro, de seção reta de área A2, como a pressão exercida pela
força aplicada se transmite
integralmente a todos os pontos do fluido,
temos:
F1 / A1 = F2 / A2 ou seja: F2 =
( A2 / A1 ) F1
Uma das mais importantes propriedades de
qualquer fluido hidráulico é sua viscosidade, que é a resistência interna ao
escoamento. Um líquido como a gasolina escoa facilmente (tem viscosidade baixa)
enquanto que, um líquido como o alcatrão escoa lentamente (tem alta
viscosidade). A viscosidade aumenta com a diminuição da temperatura.
Um líquido satisfatório para um dado
sistema hidráulico deve ser encorpado o suficiente para permitir uma boa
vedação nas bombas, válvulas e pistões; mas não pode ser tão grosso que ofereça
resistência ao escoamento, levando a perdas de potência e temperaturas de
operação mais altas. Esses fatores se somarão à carga e ao desgaste
excessivo
das partes. Um fluido muito fino também levará a um rápido desgaste das partes
móveis ou de partes com altas cargas.
A viscosidade de um líquido é medida com
um viscosímetro. Existem vários tipos, mas o instrumento mais usado por
engenheiros nos EUA é o viscosímetro universal de Saybolt
Esse instrumento mede o tempo em que uma
quantidade fixa de líquido (60cm²) leva para escoar através de um pequeno orifício de
comprimento e diâmetro padrões a uma temperatura específica.
Esse tempo é medido em segundos, e a
viscosidade é expressa em SSU (segundos, Saybolt universal). Por exemplo, um certo líquido pode ter uma
viscosidade de 80 SSU a 130º F.
Estabilidade química é outra propriedade
que é extremamente importante na seleção de um fluido hidráulico. É a
habilidade do fluido de resistir a oxidação e deterioração por longos períodos.
Todos os líquidos tendem a passar por transformações químicas, desfavoráveis
sob condições severas de operação. Esse é o caso, por exemplo, quando um
sistema opera por um período considerável a altas temperaturas.
Temperaturas excessivas têm um grande
efeito sobre a vida de um líquido. Deve ser notado que a temperatura do
líquido, no reservatório de um sistema hidráulico em operação, nem sempre
representa o estado verdadeiro das condições de operação. O líquido hidráulico médio tem baixa
viscosidade. O líquido geralmente fica mais escuro, com
viscosidade mais alta e com formação de ácidos.
Ponto
de Ignição (Flash Point)
Ponto de
ignição ("Flash point") é a temperatura na qual um líquido libera
vapor em quantidade suficiente para ignizar-se momentaneamente, ou, espocar quando uma chama é
aplicada. Um alto ponto de ignição é desejável para fluidos hidráulicos, uma
vez que indica boa resistência a combustão e baixo grau de evaporação a
temperaturas normais.
Ponto
de fogo (Fire Point)
Ponto de
fogo é a temperatura na qual uma substância libera vapor em quantidade
suficiente para ignizar-se e para continuar a queimar, quando exposta a uma
fagulha ou chama. Como o ponto de ignição, um alto ponto de fogo é requerido
para os fluidos hidráulicos desejáveis.
Fluido à base de éster-fosfato
Fluidos
hidráulicos não derivados de petróleo foram introduzidos em 1948 para obter-se
resistência ao fogo, quando usados em aeronaves com motores a pistão de alta
performance e em aeronave turboélice.
A
resistência ao fogo desses fluidos foi testada pela vaporização sobre uma chama
de maçarico de solda (6.000ºC). Não houve combustão, apenas alguns lampejos de
fogo. Estes e outros testes provaram que fluidos não derivados do petróleo (SKYDROL) não sustentam a
combustão. Ainda que eles possam queimar em temperaturas excessivamente altas,
os fluidos SKYDROL não poderiam propagar o fogo porque a combustão estaria
localizada na fonte de calor. Uma vez que a fonte de calor tenha sido removida
ou o fluido afastado da fonte, não ocorrer à mais a queima ou combustão.
Fluido hidráulico à base de mineral
O fluido hidráulico à base de mineral
(MIL-H-5606) é processado do petróleo. Ele tem um odor similar ao óleo
penetrante e a pigmentação vermelha. Selos de borracha sintética são usados com
fluidos à base de petróleo. Não o misturamos com fluidos hidráulicos à base de
éster fosfato ou base vegetal. Este tipo de fluido é inflamável.
Esse tipo de fluido é empregado como agente de amortecimento e lubrificação no cilindro interno dos trens de pouso de grande parte das aeronaves, bem como nos sistemas hidráulicos de aeronaves de pequeno e medio porte.
Devido à diferença na composição, fluidos
à base de vegetal, petróleo ou éster fosfato não serão misturados. Os selos
para cada tipo de fluido não são tolerantes aos fluidos dos outros tipos.
Se o sistema hidráulico de uma aeronave
for abastecido com o tipo de fluido errado, imediatamente drenamos e lavamos
com jato forte o sistema, e mantemos o selo de acordo com as especificações do
fabricante.
Compatibilidade com os matérias da Aeronave
Devido à
base éster fosfato dos fluidos SKYDROL, as resinas termoplásticas, incluindo compostos de
vinil, lacas nitrocelulose, pinturas à base de óleo, linóleo e asfalto, podem ser
amolecidos quimicamente por fluidos SKYDROL.
Contudo, essa ação química usualmente requer
mais tempo que uma exposição momentânea. Respingos que sejam limpos com sabão e
água não causam danos nesses materiais.
O SKYDROL é uma marca registrada da Monsanto Company.
O fluido SKYDROL é compatível com as fibras naturais e com um número de
sintéticos, incluindo nylon e poliéster, os quais são usados extensivamente na maioria das
aeronaves.
Os selos de neoprene ou Buna-N, do sistema
hidráulico de óleo à base de petróleo, não são compatíveis com SKYDROL e devem ser
substituídos com selos de elastômetros de borracha butil ou etileno-propileno. Esses selos estão prontamente disponíveis em qualquer
fornecedor aeronáutico homologado.
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